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8 mentiras que te contaram sobre Produção de Conteúdo

Desligado
Agência Vegaa

  • 1ª Mentira:

Marketing de Conteúdo deve falar sobre a minha empresa

Esse é um dos principais erros que as empresas que começam a utilizar esse método cometem. O Marketing de Conteúdo é sobre seu público-alvo, sua persona, e não sobre a sua empresa. Ao contrário de uma assessoria de imprensa, que, essa sim, é sobre sua empresa, o Marketing de Conteúdo abrange as necessidades, dúvidas, problemas e curiosidades que a sua persona irá enfrentar, através das informações e do conhecimento que sua empresa detém para resolvê-los. Uma das diretrizes do Marketing de Conteúdo correto é utilizá-lo para educar e fidelizar seu público-alvo em relação ao assunto de seu nicho de mercado. A intenção é gerar credibilidade nesse conteúdo e influenciar a decisão de compra. Resumindo, é voltado para as pessoas que poderão fazer parte de sua carteira de clientes no futuro. É divulgar sua empresa para as pessoas, antes de oferecer o produto/serviço.

 

  • 2ª Mentira:

Só é possivel fazer marketing de conteúdo na internet

Mesmo sendo uma prática relacionada ao Inbound Marketing, que, realmente, só é possível através da internet,  o marketing de conteúdo se originou antes do desenvolvimento da rede mundial de computadores. No século 19 já houve o primeiro registro comprovado de marketing de conteúdo. A revista The Furrow, da John Deere, iniciou sua publicação dando dicas sobre agricultura em 1895. A revista continua em circulação atualmente e é um exemplo de que marketing de conteúdo pode ser feito fora da internet. Marketing de conteúdo pode ser considerado qualquer informação produzida por uma marca, que tenha como prioridade passar informação relevante e não de fazer publicidade.

 

  • 3ª Mentira:

Fazer Marketing de Conteúdo é ter um blog

Aqui na Agência Vegaa, consideramos o blog como peça fundamental, ele é um canal importantíssimo em uma estratégia de marketing de conteúdo. Entretanto, o marketing de conteúdo vai além do blog. Podemos produzir conteúdo para vários outros canais. E de várias outras maneiras além de posts. Trazendo um exemplo de casa, aqui na Agência Vegaa também produzimos materiais ricos como eBooks, webinars, templates, hangouts e outras formas de conteúdo. Além disso, existem muitos blogs na internet que não realizam o marketing de conteúdo, como os blogs pessoais ou de notícias.

 

  • 4ª Mentira:

Para ter melhores resultados, é necessário fazer postagens diariamente

A publicação periódica é o principal fator que vai determinar o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo, e não a publicação diária. O marketing de conteúdo não é uma simples produção de conteúdo, não é “quanto mais você produz, mais resultados você tem”. Manter uma periodicidade definida é muito mais importante. A relação que realmente existe é a de que, quanto mais posts você tem no blog, maiores são suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca. Ou, ainda, quanto maior for sua biblioteca de eBooks ou vídeos, maiores serão as chances de você ser lido/assistido. Porém, isso só acontece se o seu conteúdo possuir alta relevância e qualidade. Um grande erro é ter muito conteúdo de qualidade duvidosa. Muito melhor é menos material, mais selecionado, porém de altíssima qualidade. O marketing de conteúdo não é sobre publicar o maior número de notícias no menor tempo possível. Diferente do jornalismo, não é uma competição em que o imediatismo pode fazer a diferença. Quantidade é favorável, porém a qualidade é o principal fator que vai determinar o sucesso de sua estratégia de conteúdo.

 

  • 5ª Mentira

Para fazer Marketing de Conteúdo é necessário um assessor

Essa confusão é bastante comum e acaba gerando problemas para muitos iniciantes no Marketing Digital.Não é função de uma assessoria produzir conteúdo para sua empresa. A assessoria é uma área que possui funções como a criação de releases e o relacionamento com a mídia. Um trabalho bastante diferente de um produtor de conteúdo. Obviamente, isso não impede que um assessor de imprensa produza conteúdo, só que os métodos são diferentes. Como dito no mito número 1, o marketing de conteúdo é sobre seus clientes e não sobre sua empresa. O trabalho de assessoria de imprensa é bastante importante, mas é outro ramo.

 

  • 6ª Mentira

Não exponha seu conhecimento, pois seus concorrentes podem ver

Esse é um medo muito comum para a maioria das pessoas que fazem marketing de conteúdo, e muitas vezes define quem irá ou não adotar o método. Em uma primeira visão, realmente parece que revelar os segredos e o conhecimento de graça irá arruinar seu negócio, pois as pessoas poderão fazer tudo sozinhas e não precisar mais de sua ajuda. No entanto, observando por uma ótica um pouco mais profunda, o que acontece na verdade é que, quando você revela seus segredos e entrega todo seu conhecimento de forma gratuita, você cria uma identificação e respeito com sua persona, tornando-se referência no assunto. Esse é um fator importantíssimo, que influencia fortemente na decisão de compra do cliente.

 

  • 7ª Mentira

É necessário replicar seu conteúdo em todas as redes possíveis

Inicialmente parece que, quanto mais você replicar o seu conteúdo em diferentes canais melhor será o resultado. Ou seja, publicar o mesmo conteúdo no blog da empresa, no blog pessoal, no LinkedIn, nas redes sociais, etc. Mas isso não é verdade. Como observado no 6º item, o Google valoriza conteúdo único e autoral. O que não significa que você deva apenas escolher um canal e deixar os outros de lado. O mais eficiente é traçar diferentes estratégias para cada tipo de postagem. Mas, então, por que publicar conteúdo único em outros canais? Há vários motivos: criar um relacionamento com outra audiência, fortalecer a parceria com outros blogs, aprimorar a estratégia de SEO off page com link building em outros sites, dentre outros.

 

  • 8ª Mentira

Inbound Marketing é fazer Marketing de Conteúdo

Apesar de se complementarem, essas duas metodologias não são sinônimos. Marketing de conteúdo está dentro de um conceito de Inbound Marketing, o qual precisa do conteúdo para gerar valor em, pelo menos, uma das etapas do Inbound. Conteúdo funciona tanto para atrair a persona para seu site, como para reter o cliente, de maneira fidelizada, através de conteúdo gratuito e de qualidade.

Conclusão

Existem diversas mentiras e “atalhos” que são disseminadas como se fossem verdades universais.
É preciso analisar sempre friamente algumas dicas e entender se fazem ou não sentido para seu contexto.
Em geral, é muito importante pesquisar por cases de sucesso e ter por perto consultores e profissionais especializados para tirar quaisquer dúvidas e traçar as estratégias aplicáveis ao seu negócio.

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Gustavo Venancio
Gustavo é co-fundador da Agência Vegaa. Transita em diversas áreas da comunicação social, como o marketing e o design gráfico. Costuma se aventurar na fotografia e edição de fotos e vídeos, além de programar alguma coisa (herança do seu pai/sócio). Apesar de ter um perfil criativo, mostra-se eficaz também na parte analítica que um estrategista de marketing deve ter. Casado e cheio de sobrinhos. Muito grato a Deus, à sua mãe, seu pai, sua esposa, e sua madrasta.

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