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Como calcular o retorno do investimento em marketing digital? (ROI)

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ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”. ROI é a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) e o montante de dinheiro investido.

Vários fatores influenciam o sucesso de uma empresa. Dentre eles, o investimento certo em estratégias de comunicação e marketing. Entretanto, não faz sentido investir em uma boa campanha online se a empresa não for capaz de medir o resultado dessas ferramentas. Neste âmbito, a principal métrica para acompanhar o desempenho de uma campanha é o ROI.

Como auxílio nesta área, nós da Agência Vegaa, vamos mostrar como calcular ROI e a importância de mensurá-lo no marketing digital. Mas, primeiramente, é preciso entender alguns pontos.

O que é ROI?

ROI é uma métrica utilizada no cálculo e avaliação do retorno obtido com o investimento de uma determinada quantia de recursos financeiros. Ela demonstra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao valor investido.

Falaremos do ROI de uma campanha de marketing digital, mas vale a pena saber que ele é utilizado, também, para outros casos do dia a dia do seu negócio, principalmente em relação à captação de investimentos.

Essa ferramenta é observada por investidores que queiram avaliar a possibilidade de investir capital na sua empresa. Até porque, quando alguém investe em um negócio é fundamental se conhecer o possível retorno desse investimento.

A importância de calcular o ROI do marketing digital:

Uma empresa costuma arcar com três tipos de gastos: custos, despesas e investimentos. A grande diferença está no resultado que geram. Os custos estão relacionados à produção, comercialização de bens ou prestação de serviços. As despesas, com os gastos envolvidos na manutenção da empresa. Enquanto os investimentos, são aqueles gastos que contribuem para a geração de receitas e para a rentabilidade empresa.

Baseando-se nisso, o cálculo do ROI em marketing digital, a cada campanha, permite avaliar se o trabalho está realmente gerando receita e rentabilidade para a empresa e quais aspectos devem ser otimizados para que o Marketing não seja apenas uma despesa.

Neste âmbito, a tecnologia é uma grande aliada. As melhores agências estão utilizando inbound marketing em conjunto com automações, o que garante saber de onde vem cada cliente alcançado pelas campanhas. Além disso é  possível conhecer melhor o cliente para ir adequando seu site e empresa ao que o usuário deseja encontrar. Saiba mais sobre essas estratégias clicando aqui.

Mas, como consigo calcular o valor ROI?

Este cálculo é relativamente simples. Basta subtrairmos o valor investido da receita obtida no período, e dividir o resultado pelo valor investido. No cotidiano de uma empresa, recomendamos a utilização de uma planilha com a fórmula, para que você precise apenas substituir os valores de cada período.

Exemplo de cálculo de ROI:

Consideremos que uma marca investiu R$ 1 mil em uma campanha de marketing digital no mês atual e essa ação gerou R$ 4 mil em resultado para o negócio. Usando a fórmula (R$ 4 mil – R$ 1 mil), o resultado é R$ 3 mil. Se dividirmos esse valor pelo que foi investido (R$ 1 mil) o resultado será 3. Isso quer dizer que para cada R$ 1 investido naquela campanha, a empresa teve um retorno de R$ 3. Ou seja, triplicou o investimento.

Quais as vantagens de trabalhar baseando-se no ROI?

  • Diminuição de despesas: Observa-se o aumento da segurança dos gestores para a tomada de decisões
    do dia a dia, pois são baseadas em dados coletados e analisados. Se a análise serve para ver quais investimentos devem ser mantidos, ela consequentemente indica também o que deve ser descartado. Resumindo, as depesas da empresa serão automaticamente otimizados.
  • Crescimento dos lucros: Qualquer ajuste eficiente nos custos inevitavelmente já gera um aumento na receita. A análise do ROI permite otimizar o investimento para que o orçamento seja utilizado da melhor forma possível.
  • Resultados para longo prazo: Um bom crescimento em um momento específico seguido de uma queda nas vendas, configura em um desperdício de dinheiro. Devido a isso, a análise do ROI deve ser um trabalho contínuo. O acompanhamento da métrica deve ser um hábito.

 

Faça com que essa métrica esteja presente no dia a dia do seu negócio para avaliação do investimento nas campanhas de marketing digital, e as suas estratégias futuras serão cada vez mais eficientes.

Amirian Neves Venancio

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