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Como vender mais usando gatilhos mentais

gatilhos mentais

 

Você já ouviu falar de gatilhos mentais? São técnicas de persuasão que se relacionam com as emoções e percepções sociais presentes em todos os seres humanos. Essas técnicas atingem nosso subconsciente e podem nos fazer tomar determinadas decisões. Você sabia que essas técnicas podem ser utilizadas no marketing? Veja como vender mais usando gatilhos mentais:

 

Escassez ou Urgência

Uma das piores sensações é saber que você perdeu algo muito importante, por isso o gatilho de escassez funciona tão bem no processo de vendas. Frases como “vai acabar amanhã”, “apenas os 50 primeiros inscritos”, aumentam o índice de conversão, já que as pessoas costumam dar mais valor a tudo o que é mais difícil de conseguir; além de despertar o sentido de urgência. É um dos gatilhos mentais mais eficazes.

 

Razão (o Porquê)

As pessoas gostam de saber o porquê de fazer algo, por isso apresentar uma razão coerente para a venda gera uma resposta muito positiva. Utilizar dados de pesquisas, falas de especialistas, ajudam muito no processo de conversão. Responder às principais objeções do cliente ao seu produto, também ajuda na hora da venda.

 

Prova Social

Somos seres sociáveis e temos o costume de concordar com as ações da maioria. Se existe muita gente falando bem de algo ou comprando, a tendência é acreditar no que está sendo dito e sermos influenciados a adquirir algo. Para ativar esse gatilho, use depoimentos de clientes, número de seguidores da sua página no Facebook, número de produtos vendidos, etc..

 

Autoridade

Ter um serviço ou produto endossado por uma autoridade aumenta o número de vendas, pois o público costuma respeitar mais e levar a sério. Se você vende um serviço de marketing, por exemplo, procure pessoas influentes na área para falar sobre o seu trabalho e com isso gerar mais credibilidade. Assim que começar a ser reconhecido, isso lhe dará uma certa relevância e autoridade.

 

Afinidade ou Inimigo Comum

Entre os gatilhos mentais mais convincentes está o de afinidade. Quando você mostra para o seu público-alvo que já enfrentou sofrimentos iguais aos que ele está enfrentando, gera uma afinidade e ele fica mais propenso a comprar. Frases como “eu também já fiquei sem nenhum dinheiro como você” ou “eu também já sofri com isso”, costumam ter resultados muito positivos nas vendas.

 

Gatilhos mentais e vendas

Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais, já pode começar a utilizá-los na sua estratégia e melhorar os seus resultados. Aproveite e leia o nosso artigo: COMO O INBOUND MARKETING PODE AJUDAR A SUA EMPRESA

Gustavo Venancio
Gustavo é co-fundador da Agência Vegaa. Transita em diversas áreas da comunicação social, como o marketing e o design gráfico. Costuma se aventurar na fotografia e edição de fotos e vídeos, além de programar alguma coisa (herança do seu pai/sócio). Apesar de ter um perfil criativo, mostra-se eficaz também na parte analítica que um estrategista de marketing deve ter. Casado e cheio de sobrinhos. Muito grato a Deus, à sua mãe, seu pai, sua esposa, e sua madrasta.

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