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A influência do Marketing nas Vendas: qual a relação entre eles?

O uso da sinergia entre o marketing e vendas é considerada uma fonte de crescimento para as empresas

As vendas podem ser influenciadas pelo marketing?

Antes de mais nada, vamos pensar sobre esta questão por um momento. Será que aquela grande empresa de refrigerante que você conhece, deveria deixar de investir em marketing? Esta bebida deve ser a mais conhecida no mundo, não é mesmo?

O marketing deve estar presente em todos os momentos de uma empresa, não só para apresentar o produto ou serviço, mas para manter viva na memória a ideia de que a empresa está sempre disponível para cuidar do cliente, oferecendo soluções para as suas necessidades.

O marketing deve atuar para que os clientes se lembrem constantemente de determinada marca.

O marketing e as vendas devem funcionar simultaneamente. Entretanto, a maioria das empresas não atenta para isso, entendendo que o produto se vende por si mesmo.

Vendas e marketing são vistos frequentemente como dois departamentos separados dentro de uma companhia. Em que pese suas operações diárias estejam focadas em diferentes aspectos do relacionamento com o cliente, ambos devem funcionar juntos. Sua relação está interligada e deve ser claro o limite onde cada equipe deve atuar e onde pode se unir para gerar crescimento.

O marketing incentiva a geração de leads (registro de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço) por meio das seguintes estratégias: folhetos, e-mails, boletins informativos, feiras e, claro, o marketing digital, dentre outras. O marketing atinge esses potenciais clientes e fornece-lhes conhecimento e incentivos sobre a sua empresa e seus produtos. Trocando em miúdos, marketing é tudo o que se faz para alcançar o cliente e alavancar as vendas.

Depois que o marketing estabelece as ligações entre a empresa e o potencial cliente, cabe ao departamento de vendas agir para fechar o negócio. A equipe de vendas desenvolve um relacionamento individual com o cliente e trabalha arduamente para garantir que o cliente evolua, a fim de obter o interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa, até a assinatura de um contrato.

O processo de vendas consiste na interação interpessoal

O vendedor deve abordar as necessidades específicas do cliente e fornecer uma solução adaptada às suas necessidades. Todas as empresas precisam desses indivíduos talentosos para garantir o sucesso de seus negócios.

Cabe lembrar que todo o processo deve ser acompanhado por ferramentas de apoio, de forma a se obter o quanto a estratégia aplicada está correta. O marketing da sua empresa deve consistir em estratégias que se possam medir seu alcance, a fim de controlar as propagandas e segregar o público-alvo. Assim, pode-se direcionar a oferta do produto ou serviço para a pessoa certa e no momento adequado.

 

Você não tem certeza de como integrar o seu marketing e vendas?

Tente isso: separe um tempo para dividir suas listas ou banco de dados de potenciais clientes em categorias de leads. Em seguida identifique uma estratégia de como abordar cada grupo.

Busque uma parceria com alguém que possua os talentos que você sente que falta na sua empresa. Se você é mais forte no marketing, encontre alguém que entenda o processo de vendas. Se você é melhor em vendas, a uma boa solução é buscar parcerias que tenham melhor desempenho em marketing para ajudá-lo a fortalecer sua marca e criar materiais de marketing que impulsione suas vendas.

A chave para o sucesso no marketing e nas vendas é o equilíbrio!

Esforços combinados, estrategicamente, entre marketing e vendas contribuem para a ascensão do seu negócio.

Como estão suas vendas hoje? O que acha de fazer dessa leitura o seu ponto de partida rumo ao aumento das vendas da sua empresa?

Nós da Vegaa, estamos dispostos a ser esse marketing de resultados que pode estar faltando em sua empresa. Nós podemos ser esse suporte para seu setor comercial e gerenciar o relacionamento com seu cliente de forma online.

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Eclaiton Venancio

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