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Marketing digital para engenheiros, arquitetos e empreendedores

Na crise e recessão que vivemos, as empresas e profissionais de Engenharia têm sofrido uma grande queda na procura dos seus serviços. O cenário ruim do mercado da Construção Civil no Brasil apenas consolida a percepção de que a Economia do país sofre. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu pelo segundo ano seguido em 2016 e confirmou a pior recessão da história do país, segundo dados do IBGE. A retração foi de 3,6% em relação ao ano anterior. Em 2015, a economia já havia recuado 3,8%. O gráfico abaixo mostra o impacto no lançamento de novos empreendimentos.

 

Como se destacar e se manter atuante nesse cenário tão desfavorável? Saber promover seu trabalho ou serviço é imprescindível para conseguir manter ou aumentar seu faturamento em situações como a que o mercado se encontra.

O investimento em marketing nas empresas é uma ferramenta essencial na era da tecnologia. O conceito de Marketing o define como um conjunto de atividades orientado a entender e atender as necessidades do cliente, satisfazendo assim, suas vontades através de serviços e produtos.

São várias as formas de atuação do marketing, dentre elas, o Marketing Digital se tornou um grande aliado dos empreendedores.

Abaixo estão listados algumas opções de como usar esse método na sua empresa:

Site/Blog

Um site para uma empresa, atualmente, é como um diploma para um profissional, indispensável. Além de informar que a empresa existe, ele serve para divulgar seus produtos e serviços, agilizando o processo da venda pois mune o cliente de informações sobre o produto. O site também funciona atraindo mais clientes para seu negócio, principalmente aqueles que tem uma necessidade a qual a sua empresa pode solucionar. Só é preciso que você esteja ali na rede, bem estruturado, com a solução mais viável para aquilo que ele nem sabe por onde começar a resolver. Isso é possível através do Inbound Marketing, uma metodologia revolucionária derivada do Marketing Digital que se aplica como uma máquina que amplia e remodela a antiga forma de interagir com o mercado. (Leia mais sobre Inbound Marketing clicando aqui)

Redes Sociais

Pesquisas apontam que 73% dos brasileiros utilizam as Redes Sociais, ou seja, a probabilidade do seu cliente estar lá é muito alta. O relacionamento nessas plataformas é gratuito. As mais utilizadas são:

Facebook

Tenha uma Fan Page, mantenha um relacionamento com seu cliente de forma interessante para ele e útil, e não tentando vender. Poste, curta, comente, compartilhe e responda aos comentários. Quanto maior a interação, maior sua visibilidade na timeline dos usuários.

Twitter

O foco dessa rede é o compartilhamento de informações objetivas e diretas, trata-se de um microblog onde se insere fotos vídeos e textos de exatos 140 caracteres, no máximo. São muitas postagens diariamente, por isso é fundamental ser atrativo em poucas palavras.

Linkedin

Rede voltada única e exclusivamente para profissionais, essa rede atrai mais negócios, profissionais, expande o network, gera contratos e consolida a marca da sua empresa pela visibilidade que se pode ter de acordo com a relevância das postagens.

Instagram

É um espaço ideal para alcançar audiência. Possui os conteúdos mais compartilhados em Mídias sociais. Estatísticas mostram que seus vídeos e fotos estão entre as publicações mais compartilhadas no mundo todo. Isso significa que são muito eficientes para atrair clientes.

E-mail marketing

É preciso manter contato com seu cliente. O e-mail marketing pode ser utilizado para lembrá-lo de voltar ao seu site, comunicando novos produtos, serviços, campanhas, entre outros. Para isso, é recomendado a ajuda de um profissional para conhecer seus compradores, filtrar os futuros clientes, criar conteúdos relevantes, programar e automatizar o envio desses e-mails, e por último mas muito importante é analisar o retorno obtido para entender melhor onde está o seu cliente.

Links Patrocinados

Aquela frase “No pain, no gain” se encaixa muito bem neste contexto. Não só com relação às horas gastas para esquematizar a estratégia junto à agência de marketing, mas também com relação ao dinheiro que você precisará investir para que se tenha um bom retorno. Quanto maior o capital investido na publicidade com auxílio de profissionais experientes, maior será o retorno, é fato.

Com um baixo investimento (cerca de R$ 250,00) direcionados para conjuntos de anúncios, como por exemplo o Google Adwords e o Facebook Ads, é possível dar um start em uma campanha com palavras-chave que especifiquem seus produtos e serviços para que possa direcionar seu conteúdo àquele cliente que necessita do seu serviço.

Comece agora

Não perca mais tempo! Imagine que enquanto você acabou de ler este artigo, outros já baixaram o conteúdo, já leram, entenderam sobre a metodologia e sua importância. Algumas empresas já estão implantando as práticas para obterem resultados, e ainda outras já tem uma estratégia de marketing totalmente estruturada. Você está agora a um passo de decidir se o futuro do seu negócio será aderir a crise ou se sua empresa encontrará na crise a oportunidade de crescimento.

Até a próxima!

Gustavo Venancio
Gustavo é co-fundador da Agência Vegaa. Transita em diversas áreas da comunicação social, como o marketing e o design gráfico. Costuma se aventurar na fotografia e edição de fotos e vídeos, além de programar alguma coisa (herança do seu pai/sócio). Apesar de ter um perfil criativo, mostra-se eficaz também na parte analítica que um estrategista de marketing deve ter. Casado e cheio de sobrinhos. Muito grato a Deus, à sua mãe, seu pai, sua esposa, e sua madrasta.

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