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O que é esse tal de Marketing Digital?

O Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de plataformas de mídias sociais, sites de pesquisas, link patrocinados, programas de afiliados, etc. Esse método difere do marketing tradicional na medida em que envolve o uso de canais e métodos que permitem propagar e analisar campanhas de marketing com eficácia, buscando apresentar o produto ou serviço à pessoa certa, no momento oportuno.

O que o profissional de Marketing Digital faz?

Os profissionais de Marketing Digital monitoram constantemente o comportamento dos consumidores, tais como: Com que frequência e por quanto tempo estes potenciais clientes pesquisam? Qual o percentual de conversões de vendas realizadas por determinados produtos e serviços, na Internet? Tudo isso pode ser segregado por idade, sexo ou região, por exemplo.  Pode-se verificar qual tipo de propaganda que está atraindo mais ou menos clientes. Enquanto a Internet pode ser considerada o canal mais estreitamente associado ao Marketing Digital, outros meios são utilizados para realizar esta comunicação, como mensagens de texto, mensagens instantâneas móveis, email, aplicativos para dispositivos móveis, podcasts, outdoors eletrônicos, canais de televisão e rádio digitais, etc.

Qual a importância do Marketing Digital nos dias atuais?

As mídias sociais são bastante populares, pois permitem que os consumidores tenham acesso à informação a qualquer momento e em qualquer lugar.

Já se vão longe os dias em que os profissionais criavam ideias sobre seus produtos ou serviços e essas ideias vinham diretamente de um indivíduo ou grupo e consistiam apenas no que a empresa produtora queria que os clientes soubessem. As mídias sociais são uma fonte cada vez maior de entretenimento, notícias, compras e interação social. Nos dias atuais os consumidores estão expostos, não apenas ao que sua empresa diz sobre sua marca, mas na opinião da mídia, amigos, parentes e colegas. Os usuários dessas mídias, propensos clientes (prospect), querem marcas em que possam confiar, empresas que as conheçam, comunicações personalizadas e relevantes, bem como ofertas moldadas para o perfil de cada um e de acordo com suas necessidades e preferências.

Por que precisamos gerenciar os nossos relacionamentos com os clientes em todos os canais? 

O Marketing Digital e seus canais associados são importantes, mas isso não exclui os canais e as técnicas tradicionais. Não basta apenas conhecer nossos clientes, devemos conhecê-los melhor do que ninguém. Dessa forma, teremos como saber onde, quando e como eles são mais receptivos à nossa mensagem. Para que isso ocorra de forma eficaz, precisamos de uma visão consolidada das preferências e expectativas dos clientes em todos os canais – web, mídia social, celular, mala direta, ponto de venda, etc. Os profissionais de marketing devem usar essas informações para criar e antecipar experiências consistentes e coordenadas, que irão acompanhar e orientar os clientes ao longo do ciclo de compra. Quanto mais profundo for seu entendimento sobre o comportamento e as preferências do cliente, mais provável será o envolvimento em interações lucrativas. Todos ganham, não é mesmo?

 

Eclaiton Venancio

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